Study smarter, not harder.

Você já tentou seguir metas de estudos? Vamos te explicar agora uma metodologia excepcional que pode te ajudar bastante a alcançar bons resultados! O nome dela é Metas SMART, que funciona como uma espécie de checklist, na qual cada meta é verificada e avaliada se possui os requisitos para atingir o resultado.O acrônimo, apesar de moderno e de possuir uma ótima aplicabilidade nos dias de hoje, foi escrito pela primeira vez em 1981, pelo americano George Doran. Na língua inglesa smart significa “esperto” e em suas letras traz cinco critérios essenciais e sugestivos para o desenvolvimento assertivo de metas. 

S – Specific (específica) 

Para que se consiga alcançar o que foi proposto em uma meta é necessário ter um claro entendimento do que se trata, por isso ela deve ser específica. E para definir esse primeiro critério, aqui temos um exemplo: 

  • O que eu quero alcançar com essa meta? Fluência em Inglês. 
  • Quem será ou quem serão os responsáveis por ela? Eu (estudante). 
  • Onde ela será realizada? Em uma escola de idiomas. 
  • Como ela será conquistada? Com muito estudo, prática diária, material didático atualizado e professores qualificados. 
  • Por que ela deve ser seguida? Porque me ajudará a conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho. 

M – Measurable (mensurável) 

Nessa etapa é necessário definir os valores tanto de tempo, quanto de dinheiro que serão investidos para atingir resultados e deixar claro o período necessário para cada um deles.Por exemplo, para aprender um idioma, é indicado que você pratique todos os dias, portanto será preciso fazer um cronograma da sua rotina para encaixar as aulas e tempo de estudo necessários. 

A – Atteinable (atingível) 

Ao traçar metas inalcançáveis, tem-se como resultado a frustração. Já que você almeja o contrário disso, é preciso ter cautela. O que não quer dizer que você não pode definir grandes metas, apenas que elas têm que ser palpáveis, possíveis de serem atingidas.Por exemplo, se você deseja ser fluente em inglês, ótimo! Só não tenha uma meta de estudar 20 horas por dia, pois isso é algo humanamente impossível. 

R – Relevant (relevância) 

Este é um momento de reflexão. Depois de ter alcançado a meta que você traçou, vai se sentir satisfeito? Haverá impacto positivo na sua vida e na das pessoas a sua volta? Se as respostas forem sim, não hesite, vá em frente!Por exemplo, se o seu sonho é ser fluente em inglês e isso mudará a sua vida, trará melhores oportunidades profissionais e pessoais, não deixe que os obstáculos o façam desistir. 

T – Time-related (temporal) 

O tempo possui ênfase nesse critério, aqui é necessário determina-lo para cada um de seus passos dentro da sua meta com datas realistas. Por exemplo, você acredita que terá muita dificuldade para aprender a Língua Inglesa? Pois bem, determine um prazo para pesquisar a melhor forma de estudá-la, tanto em cursos em escolas de idiomas, como metodologia e horários de dedicação durante a semana. Além disso, você também pode aprender de uma forma descontraída, escutando músicas, assistindo filmes e séries, conversando com nativos, entre outras. O quanto antes você possuir essas definições, melhor. Então, seja proativo! 

Instagram e LinkedIn


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *