Meu contato com a Youcan se deu por mediações necessárias e pontuais. Entrei para o Programa de Pós-graduação da UNESP de Marília e, em poucos meses, precisava apresentar proficiência em uma língua estrangeira. O inglês, língua escolhida, é a língua de comunicação universal no mundo acadêmico, em algum momento seria preciso enfrentar o paradigma de uma língua, na qual, tinha pouca familiaridade. Decidido a enfrentar as minhas imperfeições, me deparei com um problema comum: qual método escolher? Qual escola? Eu conseguiria meus objetivos em pouco tempo? Hoje eu posso dizer que sim. Um grande amigo, ao indicar a escola, disse que a Youcan faria bem pra mim, não poderia imaginar que fosse tanto.

Consegui fazer uma prova de proficiência (tradução de texto) sem ao menos terminar o livro 4 (livro preliminar). A experiência desenvolvida nas inter-relações cotidianas faz do nosso processo de ensino e aprendizagem, a transmissão do saber fazer e da nossa capacidade de assimilação, um trabalho quase que artesanal de construção diária e coletiva que produz as condições materiais para que, cada qual, lute por seus objetivos, afinal, quando falamos sobre aprender outra língua e outra cultura, estamos falando de um universo completamente novo, na qual, a língua, torna-se apenas um meio para buscar coisas maiores e não o fim, isto é, trata-se de um novo começo.

Por fim, é imperioso dizer que o fio condutor que garante toda qualidade no ensino e aprendizagem, nos laços de fraternidade desenvolvidos cotidianamente, na estrutura, no suporte prestado, na generosidade, está no que a Youcan tem de melhor, seu capital humano: professores (as), secretários (as), financeiro e administrativo, etc,. Sem vocês, a Youcan não seria!