Em um relacionamento sério com a Youcan!
Meu nome é Paola, tenho 31 anos, sou jornalista, paulistana, mas moro na cidade de Ourinhos. Eu poderia concentrar meus esforços nesse post em falar apenas do quão tem sido eficaz e divertida a experiência de aprender os idiomas inglês e espanhol pelo método Callan, mas eu não poderia deixar de expressar o quanto isso tem sido intenso, grandioso e valioso na minha vida. Então começo dizendo que estou em um relacionamento sério com a Youcan.
Desde criança eu sempre sonhei em ser poliglota. Eu enchia a boca para falar que quando crescesse eu aprenderia pelo menos mais 4 idiomas. Confesso que por muitas vezes tentei, mas sempre achei um absurdo passar 5 ou 10 anos estudando um novo idioma pagando mensalidades exorbitantes. Eu cresci, meu sonho se tornou quase impossível e eu passei a desprezar a ideia de pagar para estudar outro idioma.
A primeira vez que vi a Youcan foi em Marília quando a escola foi inaugurada. Tive a honra de escrever uma matéria para o jornal que eu trabalhava na época sobre a escola. Foi amor a primeira vista. Pagar um valor justo por aulas diárias (de segunda a quinta) de 50 minutos de duração com professores diferentes semanalmente? Que sonho! Era quase me transportar para outro país todos os dias!
Mas como em toda história de amor há muitos contratempos, comecei o curso, cheguei até a participar da propaganda da escola, mas tive que parar porque mudei de cidade. Passei 10 anos priorizando outras áreas da minha vida até que, em meio a pandemia, certo dia olhei no espelho e disse à mim mesma: até quando você vai ficar adiando os seus sonhos ou mesmo trabalhando para realizar somente o sonho de outras pessoas?
De repente me lembrei da Youcan, de todos os bons momentos que vivemos juntas e o quanto eu gostaria novamente de ter a oportunidade de estudar em uma escola com método Callan. Sempre digo que a vida é questão de escolha. E quando a gente escolhe sonhar e acreditar, Deus se encarrega de todo o resto. Em meio a pandemia, em uma conversa com uma amiga, falei para ela: será que a Youcan não está oferecendo aulas online por causa da quarentena? Sem dúvida, foi Deus que colocou esse pensamento em minha cabeça. Dias depois eu estava ingressando de outra cidade na primeira turma online de inglês da Youcan.
Eu poderia destacar os diferenciais que vocês provavelmente já sabem do método Callan: aula diárias, totalmente em inglês, focadas em conversação (porém com conteúdo gramatical, de leitura e ditado), com revisão, rodízio de professores, preços justos, etc. Ah, mas se fosse só isso…
Vejo a cada aula que assisto o preparo dos professores, a simpatia, fofura, a dedicação em fazer o aluno entender cada lição, o bom humor (mesmo às 8h da manhã, juro!), os conteúdos que excedem o formal e vão além do que a gente espera, aprendendo também expressões, gírias, etc.
Fui tão bem recebida neste primeiro momento de realização do meu sonho que não pude esperar e logo ingressei também na primeira turma online de espanhol da Youcan. Que honra, não? Sí, español. Dale. Mucho amor por el idioma español. E sim, às vezes eu confundo e respondo perguntas em inglês em espanhol e vice e versa e dou muita risada disso.
Enfim, estou prestes a completar seis meses neste relacionamento com a Youcan e preciso compartilhar com vocês que:
Naturalmente, assim como muitos, tive a impressão de que jamais falaria fluente, mas te digo que hoje é muito prazeroso assistir diariamente a minha evolução quando de repente você me vejo, sem esforço nenhum, entendendo o que a pessoa disse em uma cena de uma série na Netflix.
Ou como cada dia fica mais fácil compreender o que o professor está falando sem necessariamente ficar buscando o significado das palavras em português. É automático. Simplesmente não dá para explicar. Isso sem contar às vezes que eu falo sozinha em pensamento em outros idiomas. Tipo “Now I’m going to work” ou quando falo para alguém que está nervoso “Calmate, calmate”. Vai vendo o “poliglotês”!
Mas brincadeiras a parte, não é só isso. Aprender inglês e espanhol com a Youcan tem me despertado interesses por outras culturas, por filmes, escritores, atores e atrizes de outros países, tem ampliado a minha noção de mundo, me feito um ser humano melhor, mais corajoso e me mostrado que na verdade o mundo é muito pequeno para pessoas como eu que sonham alto.
No final, a gente descobre que a maior grandeza mesmo que se pode alcançar está dentro de nós, compartilhando e vivendo experiências.
A grande lição que aprendi nestes poucos meses de Youcan e deixo para vocês é: invista em você! É o único investimento do qual nunca se arrependerá e te trará retornos riquíssimos para toda a vida!
Deixo meus votos sinceros para que a Youcan cresça (e disponibilize muitos outros idiomas através deste método), alcance muitas pessoas e continue sendo mais do que uma escola de idiomas, mas uma ferramenta transformadora de vidas! Creio sinceramente que isso é reflexo de todos que estão por trás das cortinas desse espetáculo de escola, em especial as proprietárias Elaine e Emy Obara!
Um beijo no coração de todos que fazem parte desse todo!